A energia, no convívio, dos que querem a bola. De há muitos, e por muitos mais anos. Todos os domingos, às 10 ! A Secretaria resolve os casos omissos.
domingo, 31 de julho de 2016
Domingo #30 24 Julho: Os Outros demolidores 10-4!
É melhor começar isto por me penitenciar (aqui o meu smart estava a sugerir a palavra 'penitenciária ', que merecia) do mau jogo que fiz. Estou nos três primeiros golos sofridos! Diga-se que, por minha sorte, os colegas empataram com 3-3. Uf... Que alívio.
Saiu-me tudo ao contrário. Antes do jogo ainda passei pela praia e dei um mergulho revigorante nas águas frias da praia da Vagueira, uma maravilha neste verão. Logo pela manhã, sol ☀ areia e água 💦, a tonificar. Bom.
Pensava eu de que... mas, hoje, eles tiveram razão. Uma nódoa.
Terei deixado as energias no mar.
E em campo estava quase toda a turma. Mais o sempre presente companheiro João Nuno e primos. Total dezoito, bem contados.
Outros: António, Pedro Faneca, Ricardo Filipe, Luis Miguel, Artur, Pedro Elmano, André, Bruno e Pedro Matador.
Reds: Daniel Filipe, Manuel, David Oliveira, Filipe, Messias, Anexi Mando, João Nuno açoreano, primo um, primo dois francês.
Um domingo quente, principalmente no espaço fechado pelas árvores do nosso campo, que estava verde com uma relvinha a crescer e na justa medida para a bola correr. Próximo domingo vou de guarda sol ou aparelho de ar condicionado às costas.
Após os acertos habituais resultantes das discussões dos velhos António e Filipe, as equipas até que estavam no ponto.
O grande flop foi a família do incansável João. Garantidamente o pai não é o mesmo. Tão bem que eles estavam na fotografia 📷 e que motivou a sua contratação - dois ✌ atletas de fino corte. Eram a nossa salvação. Prometiam e até deixaram alguns créditos, diga-se. Mas, trinta minutos volvidos, já andavam pelas bordas e esgotados a beber os restos de água que havia e corre tu que eu já não posso. Foram-se. Ficámos a saber como a França perdeu o Euro, por estes franceses.
E, nos Reds, de nove ficaram sete. Não havia hipótese.
Nos Outros, boas prestações do guarda redes António, mais os habituais. A máquina está lubrificada. O Luís Miguel claro que é bom a gerir o jogo e na posse da bola ⚽ é uma rotunda - não é fácil perdê-la. Há outras rotundas, claro.
O regresso em forma do Matador, que continua a matar. Andou pelos Algarves a comer borregos, com o nosso amigo Estima. Podia ter comido francesinhas. À moda do Porto, que a família estava junto.
De resto até o Bruno e o Elmano marcaram golos!
Top Five do jogo: António, João Nuno, Artur, Luis Miguel e Pedro Matador.
sexta-feira, 22 de julho de 2016
Domingo #29 17 Julho: Outros categoricamente 8-5
Bursite troncatérica da anca. Uma lesão esquisita. É a lesão do nosso Criativo. Uma das lesões. Tem diversas. Todas graves!
Lia o jornal e tropecei num artigo sobre lesões desportivas. Mais vale prevenir que remediar. Prévia avaliação médica e física, aquecimento muscular inicial à prática e evitar os excessos. Use mas não abuse. Não se estrague e nem estrague os companheiros!
Quanto à bola, os Reds voltaram ao que eram. Uma desorganização organizada.
Os Outros, mesmo com a notada ausência da sua estrela que é o Cristiano Ronaldo, perdão o Pedro Matador que anda de férias (merecidas, após o Euro), impuseram-se sem espinhas.
Outros: Ricardo Filipe, Pedro Faneca, Luis Miguel, João Vag, João Pedro - filho do pai, Pedro Elmano e António.
Reds: Zé Carlos - à baliza, Costa, Filipe, Manuel, Artur e Bruno.
Outros com mais um jogador e surdos à proposta de acerto quando a meio do jogo já tinham vantagem. Para eles, equilíbrio é a sua equipa mais forte. O costume.
Mais um grande goleador, com seis (!!) bons golos, de sua graça António. Este, ganhou o jogo a jogar sozinho.
Nos Reds, grandes nomes em cartaz. Parecia o cartaz a anunciar uma tourada, com grandes Cavaleiros(as), um grande grupo de forcados de Vila Franca de Xira e até os touros são 6 Bravos Touros!
Queiram notar que qualquer semelhança é mera coincidência. Com o devido respeito pelos touros, claro.
O grande Zé, contratado como goleador, fez todo o jogo à baliza! Vejam o bom estado em que estava...
O Manuel, outro grande cartaz, todo preso por arames, não aguentou com uma gata pelo rabo. Gata... pois.
O grande rei Artur, correu o campo todo... à procura da bola, e sem fibra de campeão!
O Costa, era o defesa. Era. Parece uma enguia a ir-se. Depois, nem defende nem marca. Mas, ele pensa-os bem - grandes golos!
Bruno. Ó Bruno. A equipa depende dos teus golos. Quais, dizes bem. Até já marcaste um canto direto - um espectáculo!
Eu, o Filipe, sou o Cristo! ... e ao fim de meia hora marquei o primeiro golo da equipa. logo de seguida uma boa assistência para o segundo golo (Bruno). logo de seguida mandam-me jogar à defesa (!). e depois à baliza quando a tragédia já estava servida.
Mas ainda tive tempo para fazer um espetacular auto golo. Total, dois golos na conta pessoal.
No final houve umas más linguas a afirmar que o Matador não fazia falta. Que se agarra à bola. Falavam de papo cheio e não sabiam o que diziam. O grande Matador joga por dois ou por três! Por ele e pelos outros que pouco se mexem. Sempre.
Devia ser proibido ir de férias.
Faz falta. Também o Messias faz. Passa a bola não passa o jogador. Mais o Ricardo Silva que é solidário e já vestiu a camisola de sofredor nato. E mais os outros.
Ah, e temos o grande Elmano. Um jogador incompreendido. Tem razão. Anda um rapaz assíduo. Muito importante. Anda bué ativo no jogo. Muito importante. Anda a marcar golos. Muito importante. Anda a queixar-se da falta de reconhecimento. Muito importante. Anda a saber o que quer e faz pela vida. Muito importante.
Salário a melhorar. Clausula de rescisão elevada. Inegociavel!
segunda-feira, 18 de julho de 2016
Uma visita do grande Criativo!
Uma agradável surpresa, neste domingo dia 10.
O grande Criativo mais uma vez a surpreender pela positiva, embora ainda sem bola ⚽.
Uma visita a toda a turma. Saudades, disse ele.
Pela nossa parte, só o temos visto para comer. E comer é com ele. Também é verdade que quem não é para comer também não é para trabalhar!
Desde há ano e meio fora dos relvados, e sabe-se lá até quando. Também as bolas choram de saudades. E perguntam, quando vem aquele rapaz, alto e espadaudo, que nos trata com tanto carinho? Temos saudades. Todos os sábados. Note-se que ao domingo elas, as bolas, não têm saudades de ninguém!
Dizem as más linguas, só pode ser, que ele só veio confirmar a não realização, neste sábado, do almoço com o cabrito à angolana que estava agendado e que se não realizou por não atempada confirmação. Uma pena. Também o chefe Estima o lamentou, mas que ainda lhe devem dinheiro do encontro de Ribeiradio. Anote-se que este é um equívoco do nosso grande chefe. Contas em dia.
Esta notável visita foi recebida com beijinhos e abraços e com os votos, aquando do seu próximo regresso, que vá jogar para a equipa adversária, pois não estará a jogar um carago, também por toda a sua inatividade.
De resto contou toda a sua história clínica e os mil tratamentos que já fez e que irão concluir com uma infiltração da praxe! A idade não perdoa. As melhoras.
Fica o registo do reencontro com o seu grande Mestre, o António.
Paixões antigas.
domingo, 17 de julho de 2016
Domingo #28 10 Julho: Os Outros com 8-6 e a merecer!
Outros: senhor Pedro Faneca, senhor Anexi Mando, senhor Luís Miguel, senhor André, senhor Pedro Matador, senhor António e senhor Bruno.
Reds: (de uma forma mais abreviada) os senhores Filipe, Manuel, Ricardo Filipe, Artur, João Pescador, Pedro Elmano e ainda falta um senhor que já não lembro.
Este é um bom tratamento aos atletas depois da boa prestação e consideração ao senhor engenheiro Fernando Santos. Uma selecção campeã e já com os alvarás emitidos para as comendas, que era muita chapa ao mesmo tempo.
Depois tivemos os alvarás do atletismo, mais os alvarás do europeu de hóquei em patins, mais os alvarás que virão dos olímpicos, e mais o que ha-de vir. Jesus...
Também se diga que não vamos ganhar para tanta chapa. Contudo, nós, o povo, pagamos tudo. É só pedir.
Havia a história do 'meu' que andava com uma 'minha' e, para estar à vontade na 'cobertura' , ao pequeno irmão prometia dar um euro por cada homem com gravata preta que passasse na rua - e lá ia o inocente garoto para a varanda. Tudo numa boa.
Até ao dia em que o garoto irrompeu da varanda em alta voz a dizer, a 'brincadeira' vai-te sair cara que está a passar um funeral!
Voltando à bola, a nossa bola, até que a coisa estava a andar bem para os Reds. O senhor António andava só a fazer número lá à frente, que estava em recuperação dum pancadão duma viga de ferro que lhe caiu sobre as costas, e que o ia mandando para os anjinhos! Foi verdade e desta já se safou. Ficou só um tornozelo quase ao peito, em consequência do acidente de trabalho . Este nosso António é um homem de ferro. Admirável. Neste caso, ferro com ferro fez chispas que sobraram para o tornozelo. Uma sorte 🍀. Merece-a e temos homem por outros tantos anos, pelo menos!
E tendo homem, os Outros continuam seguros. E bem seguros. Tanto assim que, estando os Reds com o jogo na mão, o senhor António resolve tentar a baliza, pois o caso estava mal parado e, assim reforça a equipa em campo, virando o resultado e dando KO ao adversário.
O relato do jogo poderia ser assim:
O senhor Luís Miguel dribla o senhor Manuel e passa a bola ao senhor André e este muda muito bem o jogo para o flanco oposto , onde o senhor Pedro recebe a bola e caminha rapidamente para a baliza adversária, tira um defesa do caminho e desfere um remate colocadissimo para... gooooooooolooo!!!!
À MATADOR! Os OUTROOOOOS.!!!
Até a mim me faltou o ar. Porque sofri o golo. Abraços.
segunda-feira, 11 de julho de 2016
Domingo #27 03jul: Reds a triturar 9-5!
E Outros com mau perder. Andavam mal habituados.
Reds: Filipe, Ricardo Silva, Costa, João Pescador, Artur, Messias, Bruno, João Pedro e Miguel Silva Junior.
Outros: António, Pedro Faneca, Ricardo Filipe, João Vag, Anexi Mando, André, Pedro Elmano e Pedro Matador.
Toda uma turma. Melhor, duas turmas.
domingo, 10 de julho de 2016
segunda-feira, 4 de julho de 2016
Domingo #26 26 de Junho: REDS uma vitória 11 - 7!
Outros: António, Filipe, Pedro Faneca, Miguel Luís, Pedro Matador e André.
Uma manhã quente, para poucos jogadores. Ou o campo era grande - terá crescido nessa noite.
Após quatro semanas de ausência, regressei à bola. De gatas, claro. Ainda vesti o colete dos Reds por alguns minutos.
Ainda andei atrás da bola numa rotunda, e não a consegui apanhar. O nosso amigo Luís Miguel está uma autêntica rotunda, quase maior que a do rato, em Aveiro.
Chegou o atrasado do Pedro Elmano e, para equilíbrio de equipas, passei-me para o adversário.
Não joguei um carago, dizem eles, e dei o meu humilde contributo para a vitória dos Reds - já não era sem tempo. Também o Pedro Matador jogou esgotado, que fez jogo na véspera. E mais a rotunda, que jogou parada. E sem golos não se ganham jogos.
Pelos Reds, houve um patrão. De sua graça, Artur. Com uma grande entrega, fez um grande jogo em todo o campo. Os donos habituais estiveram ausentes e ele tomou posse da equipa. À borla. E assim, até o Elmano fez um bom jogo e matou a fome.
O costume.
Os Reds terão obtido a sua quarta ou quinta vitória, no que vai de meio ano.
Ainda baixam de divisão.